Meditação: Conceito e introdução

O que se segue é uma síntese dos ensinamentos tradicionais sobre meditação. Esta não é uma técnica, mas as regras gerais a seguir para entrar no estado de meditação.

Antes de começar

A maioria das pessoas pode conseguir praticar aeróbica ou musculação, por exemplo, sem saber anatomia humana ou sem a compreensão de o por quê o fazem. Infelizmente (ou, talvez, felizmente), isso não é assim com yoga e a meditação. Sem saber exatamente a natureza deste processo é impossível realizá-la corretamente e, portanto, não pode haver a meditação verdadeira.

A meditação é a maior prática de yoga (isso não significa que é difícil!). Na verdade, muito poucas pessoas podem realmente meditar, e isto por duas razões principais:

  • Muito poucos sabem exatamente o que é.
  • Menos ainda estão dispostos a cumpri-lo (falta de motivação).

Nem todo mundo que permanece imóvel, com os olhos fechados é meditar. Isso é uma ciência exata, portanto, não pode ser praticado em total ignorância. Somente aqueles que estudá-la com uma séria motivação interna com êxito pode praticá-la.

É importante considerar que especialmente nas primeiras fases, deve ter um objeto. Sem objeto para meditar, não há meditação. O objeto mais simples de meditação é um objeto físico (uma panela, um desenho, uma bola, etc.). Em estágios mais avançados, os objetos de meditação tornam-se cada vez mais sutil: imagens mentais criadas à vontade, um pedaço de informação, um problema que precisa de uma solução, um sentimento, um pensamento, uma idéia, uma energia sutil, um estado de consciência, etc. Neste material a palavra “objeto” irá se referir a qualquer um destes.

Um ponto importante aqui é que o objeto da meditação tem que ser muito bem percebida pelo sujeito. Em outras palavras, o objecto tem de ter uma realidade objectivo ou subjectivo claro. Uma idéia muito vagamente definido não pode funcionar como um objeto de meditação. O sujeito (o praticante de meditação) deve ser capaz de “tomar posse” de, pelo menos, uma das principais características do objecto, se não de todos eles.

Os passos da meditação

A tradição sem idade da sabedoria ensina que, a fim de entrar no estado de meditação, certas medidas concretas estão a ser seguido. Ninguém pode entrar meditação, sem passar por estas etapas. As etapas são as seguintes:

  • Dharana – concentração mental
  • Dhyana – meditação
  • Samadhi – a identificação de felicidade
    na tradição ocidental, essas três etapas são chamados de “consideratio”(“considerando”), “contemplatio” (“contemplação”) e “raptus”(“arrebatamento”).
  • Cada passo, quando dominado, leva naturalmente para a próxima etapa.
  • Dharana – concentração mental

A mente pode escolher

A mente humana recebe continuamente informações sobre o mundo exterior através dos cinco “portas” dos sentidos: olfato, paladar, visão, tato e audição. Entre os dados recebidos através de um certo sentido, a mente pode selecionar apenas aqueles que são de interesse em um determinado momento. Esta seleção é realizado através de focar a atenção sobre esses dados em particular e ignorando os outros dados sem importância.

Quanto mais a atenção é focalizada sobre um certo sentido, mais a quantidade de informações recebidas através Nesse sentido os aumentos e as informações provenientes de outros sentidos se torna “menos importante” e pode até mesmo ser completamente ignorado pela mente.

Uma característica especial da mente humana é a capacidade de focar a atenção para o mundo interior de sentimentos, pensamentos e idéias. Mais do que isso, a mente humana pode ser focado mesmo sobre si mesmo – este fato é de suma importância, porque cria a possibilidade de controlar a mente.

Esta faculdade da mente humana para modificar à vontade a orientação da atenção consciente é o mecanismo básico de concentração mental (dharana).

A definição de meditação

Meditação significa para reunir em um centro, para reunir, para se concentrar. Concentração mental (dharana) significa focar a mente em cima de um objeto único, sem permitir que ele (a mente) para saltar para outro objeto por um determinado período de tempo. A frente de concentração é de dispersão, de dispersão. Neste caso, a mente salta descontrolada de um objecto para outro, que fixa-se a nada. Infelizmente, esta é a condição mental da maioria das pessoas hoje em dia.

Continua…

Deixar uma resposta