Meditação para iniciantes

meditação para iniciantes

Na continuação ao post sobre conceito e introdução hoje falarei sobre meditação para iniciantes.

Confira o passo a passo para iniciar na meditação.

Meditação para iniciantes

Como começar

Sente-se em uma postura confortável com a coluna e pescoço mantido em linha reta e vertical. Feche os olhos e passar pelas seguintes etapas:

  1. Relaxe e liberarte-se de todas as tensões e concentre-se no seu corpo;
  2. Respire de maneira calma e pacífica;
  3. Desligue-se dos fatores de perturbação externos (ruídos, etc.);
  4. Comece a retirar da mente quaisquer pensamentos que surgem (como resultado da atividade dos sentidos);
  5. Concentre-se (dharana) sobre o objeto de sua escolha.
  6. Vamos analisar em maior detalhe dharana. Esvazie sua mente de todos os pensamentos.
  7. Em seguida, traga o objeto escolhido antes olho da sua mente interior. Não permita que a mente para saltar para outro objeto ou pensamento. Se isso acontecer, com calma e pacientemente tente trazer sua mente de volta ao seu objeto.
  8. Esta é a única coisa que pode fazer durante dharana: para manter a mente focada sobre o objeto. Cuidado com força ou tensão! Tenha calma, aberta e favoravelmente inclinado a se concentrar.

Fazendo nada

Na meditação para iniciantes issotambém é um ponto importante. Concentração mental é um processo estático: durante a concentração a mente está “congelada”, o pensamento é interrompido, a atividade mental está suspensa. O único movimento mental deve ser para trazer suavemente a mente de volta ao objeto escolhido quando salta da distância.  A concentração mental pode ser descrita como um “não fazer nada”. Você entende agora que não é preguiça, mas sim um propósito. Durante dharana, a mente é como um espelho: a única atividade é refletir o objeto.

“Durante Concentração (Dharana), a mente é como um cristal puro que leva a cor do objeto sobre o qual é colocado.”
Yoga Sutra

Aprender a perceber

Concentração mental (dharana) é uma modalidade de iniciar um processo de ressonância e sintonizar com as energias cósmicas sutis da qual o objeto de concentração é apenas uma manifestação visível. Não tente acelerar este processo: deixá-lo começar por si só quando chegar a hora.

Nesta abordagem, o conhecimento vem do objeto, não do sujeito (o praticante). A concentração é à espreita, observando como um gato que espera o rato para sair de seu esconderijo: o imprevisto pode acontecer a qualquer fração de segundo.

Domesticar a mente

Na meditação para iniciantes, a mente tem muito pouca estabilidade; você encontra o objeto e, em seguida, muito rapidamente o perde. A mente vagueia em outros lugares. Depois de um certo período de prática, estabilidade suficiente surgem em mente para que a atenção permaness ininterruptamente focada no objeto por curtos períodos de tempo (dez e quinze segundos, talvez mais). Mais adiante, o grau de estabilidade mental torna-se ainda maior; a mente pode ficar constantemente focados sobre o objeto com um razoavelmente bom grau de estabilidade e, no entanto, ocasionalmente, ele vai vaguear fora.

Em seguida, ele virá uma fase em que a mente não perde o objeto, porque o poder de concentração chegou à conclusão. Agora, um esforço sustentado para aumentar a clareza da mente tem que ser feito. Depois disso, a mente terá um tremendo poder. Com apenas o menor pouco de esforço, torna-se focado sobre o objeto e continua a cumprir sem esforço em-lo durante o tempo que quiser. Depois de ter atingido este estado, a mente se tornou um instrumento extremamente fina para qualquer tipo de meditação você deseja envolver-se em.

A Meditação para iniciantes tem que ter muita perseverança. As primeiras tentaticas certamentes serão díficieis, mas,como tudo, com a pratica levará a melhora.

“Dhyana (meditação em si) é o fluxo contínuo dos processos mentais em direção ao objeto (da meditação).”
Yoga Sutra

Depois de todas essas explicações, treine em casa e conte suas experiencias e eventuais dúvidas!